Como funciona a coleta de resíduos em Florianópolis

Como funciona a coleta de resíduos em Florianópolis

Janeiro 28, 2022 Não Por Ryan Maldonado MKT Nápoles Imóveis

Você sabia que Florianópolis possui um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos, que orienta o usuário a separar os resíduos em três frações?

Recicláveis, compostáveis e rejeito.

Até 2030, estabelece a meta de desviar do aterro sanitário 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos.

Para isso, é necessário a separação do lixo nas residências e condomínios, e existem alguns tipos de coletas realizadas pela prefeitura:

  • Coleta de lixo convencional:

Residências unifamiliares devem usar lixeiras junto ao alinhamento do muro ou contentores de 120 litros.

Resídências multifamiliares (condomínios e quitinetes), comércio e serviços devem adquirir contentores plásticos de modelo americano com capacidade de 240 ou 360 litros. Os contentores devem ser apresentados para a coleta junto ao alinhamento do muro.

Lei Municipal 113/2003 alterada pela Lei Complementar 705/2021 estabelece que edificações das diferentes espécies de usos e atividades deverão dispor de local específico para apresentação dos resíduos à coleta, com equipamentos móveis, situado junto ao alinhamento do muro frontal, fundo ou lateral. No caso de imóveis com mais de uma testada, em local visível, disposto na parte interna da propriedade, de modo a não obstruir o passeio público ou, quando tratar-se de condomínios residenciais, comerciais e empreendimentos de grande porte, atender instruções normativas da operadora dos serviços de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana. O local da apresentação dos resíduos à coleta deverá ter fácil acesso aos caminhões coletores.

A Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente recomenda a compra de contentores de qualidade, que respeitem as normas ABNT e contenham proteção UV (ultravioleta) para evitar que ressequem com o sol e o calor e quebrem com facilidade. Embora não indique empresas, alerta que tem encontrado nos roteiros equipamentos importados de qualidade inferior aos contentores produzidos pela indústria nacional.

  • Coleta seletiva de recicláveis secos:

Separe plásticos, metal e papel e acondicione em sacos claros ou transparentes. Os materiais devem estar limpos. Amasse e desmonte as embalagens para reduzir o volume. Embalagens de vidro devem ser levadas aos pontos de entrega voluntária (PEVs) e Ecopontos da Comcap.

A coleta seletiva de recicláveis secos da Comcap atende todos os bairros de Florianópolis, exceto servidões com muita dificuldade de acesso e manobra ao caminhão.

A coleta seletiva da Comcap é feita com caminhões compactadores que aumentam a eficiência e reduzem a pegada ambiental.

  • Coleta seletiva de verdes de porta em porta:

Prefeitura de Florianópolis, por meio da Smma/Comcap, oferece coleta seletiva de resíduos verdes de porta em porta. O recolhimento de restos de poda, galhos, folhas e grama será feito até 10 vezes este ano em cada região da cidade. A cidade foi dividida em 50 rotas e o caminhão só não vai ter condições de acessar servidões muito estreitas.

Os resíduos verdes de quintal e jardim processados pela Comcap são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).

  • Seletiva Flex Floripa:

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está pronta para fazer Florianópolis correr em direção às metas lixo zero. Em 2030, a cidade deverá recuperar 90% dos orgânicos e 60% dos recicláveis secos que hoje ainda vão para o aterro sanitário. Para acelerar o passo, foi implantada a coleta seletiva flex, adaptada para chegar mais perto e mais vezes até o usuário com coleta em quatro frações: recicláveis secos, só vidro, orgânicos compostáveis e rejeito.

Acesse os roteiros de coletas por bairros e regiões da cidade e os mapas das coletas neste link: http://www.pmf.sc.gov.br/servicos/index.php?pagina=servpagina&id=260

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis