Cuidados no Aluguel direto com o proprietário/inquilino

Cuidados no Aluguel direto com o proprietário/inquilino

Maio 28, 2021 Não Por Rodrigo Gonçalves

Você tem um imóvel para alugar, saiba que existem alguns riscos de alugar direto, tanto para você quanto para quem quer alugar direto com o proprietário.

O desconhecimento da lei do inquilinato, faz com que tanto inquilinos como locadores, caírem em armadilhas, e as vezes elas são tão sérias que ao invés de se tornar uma renda extra, o que poderia ser uma fonte de renda extra, acaba se tornando um pesadelo extra.

Então cito aqui algumas das situações mais comuns que acontecem quando são feitas locações sem a intermediação da imobiliária:

1 – Falta de análise cadastral:

Em muitos casos as pessoas alugam o imóvel sem analisar o histórico do cliente, nem analisam sua ficha corrida. Já atendi muitos clientes que acabaram caindo nas mãos de estelionatários simplesmente por ignorarem este processo, que é muito simples para quem trabalha com isso.

Você sem analisar a documentação do interessado em alugar seu imóvel, pode correr o risco de alugar para uma pessoa que não tem um histórico de bom pagador ou pode inclusive alugar para um criminoso. Em qualquer um dos casos você estará numa fria!

2- Excesso de exigências:

As vezes o proprietário é tão rigoroso que acaba exigindo documentos demais que acaba fugindo da lei do inquilinato e fechando um negócio totalmente errado com seu cliente, e caso tenha que cobrar judicialmente, seja aluguel ou o despejo, ele perca a ação devido estar lesando o inquilino desde a assinatura do contrato.

Como exemplo, cobrar fiador e caução (não é permitido cobrar mais de uma garantia locatícia, ou é fiador ou caução). Ou cobrar caução e um aluguel adiantado, ERRADO também, o aluguel adiantado só se cobra quando não existe garantias locatícias ou quando é em caso de aluguel temporada.

3 – Não é tão simples assim o despejo!

Proprietário saiba que mesmo que você todo o cuidado com documentação e garantias, se o inquilino não paga seu aluguel, você ainda corre o risco de ficar um bom tempo sem receber seu aluguel, dependendo de como for a situação a ação de despejo pode levar de 6 a 12 meses, dependendo de cada caso.

A dica é sempre procurar um especialista para lhe orientar, a melhor coisa sim é deixar para uma imobiliária administrar seu imóvel. Mas mesmo assim se você faz questão de administrar seu próprio imóvel, estude a lei do inquilino e esteja sempre amparado com um advogado de confiança para lhe ajudar.

Nós da Nápoles Imóveis temos assessoria jurídica onde podemos orientar nossos clientes caso a caso, oferecendo conforto e tranquilidade, e fazendo com que eles realmente não se preocupem com nada.