6 dicas para decorar o seu primeiro imóvel

6 dicas para decorar o seu primeiro imóvel

Junho 18, 2023 Não Por Ryan Maldonado MKT Nápoles Imóveis

Eis que chegou o tão aguardado momento da aquisição do seu imóvel e agora você precisa decorá-lo para poder viver nele!

Como já falamos outras vezes por aqui, a aquisição do imóvel próprio é um momento muito especial nas nossas vidas, que, por muitos, é o grande sonho. E, após essa conquista, há a necessidade de deixá-lo habitável, com móveis e demais itens essenciais para sobrevivência, de forma que você se sinta melhor possível.

Pensando nisso, listamos 6 dicas para este momento que priorizam o bem estar de forma geral, a estética, a afetividade/lembranças, e alguns o baixo investimento inicial.

1. Defina um estilo:

Antes de começar a decorar o seu tão sonhado imóvel, pense no estilo que você gosta, para transformar o seu lar em um ambiente que você se sinta realmente bem e realizado, de forma bonita, confortável e funcional.

Pesquise sobre decorações!

Este é um dos momentos mais importantes e gostosos da montagem do seu novo lar.

2. Priorize o essencial:

Sabemos que logo em seguida da aquisição de um imóvel, você pode estar com as “economias” ajustadas e precisa gastar o mínimo possível na montagem e decoração. Então pense o que é de fato essencial para a sua sobrevivência no imóvel e faça uma lista de prioridades, para que você possa comprar o necessário, no primeiro momento, de forma que não falte nada por você ter gasto em algo que não era tão urgente.

3. Toques pessoais:

Mesmo você definindo um estilo através de pesquisas na internet e/ou revistas, visitas a locais que você gostou, dicas de profissionais da área, o imóvel é o local onde você precisa de sentir bem, confortável, agraciado, motivado a convidar pessoas que te fazem bem e, por esses e outros motivos, este é o seu local e deve ter a “sua cara”. Então, dê toques pessoais, coloque cores que você gosta, objetos que sejam especiais e tenham sentido afetivo e estético, que remetam a boas lembranças, como fotos, quadros, objetos de viagens, e muitos outros.

4. (Re)Aproveite o que você já tem:

Essa é uma dica tanto econômica como afetiva. Econômica pelos motivos que já mencionamos anteriormente, por você poder estar com o orçamento reduzido após a aquisição de um imóvel e ter dinheiro apenas para o essencial.

E, também, pode ter relação com a dica anterior, de aproveitar “coisas” que já são suas por motivos afetivos e estéticos. E lembre-se que você pode reaproveitá-los dando “toques” conforme o seu gosto, utilizando alguma tinta, inserindo algum detalhe, entre muitos outros, de forma que fique esteticamente bonito e que, ao ver, te remeta a boas lembranças (da infância, da família, de alguma pessoa especial, etc).

5. Iluminação adequada:

Essa e a próxima dica dão detalhes muito especiais em um imóvel, com a possibilidade de baixo investimento. Mesmo que você não tenha muitos móveis ou itens de decoração ainda, uma boa iluminação (com pontos de luzes simples, viradas para alguma parede, por exemplo) dá uma “outra cara”, uma beleza diferenciada ao local.

6. Plantas e flores:

Complementando a dica anterior, um imóvel com pouca iluminação e sem nenhuma planta, pode ficar sem expressão nenhuma, “sem vida”.

É claro que você tem o seu gosto e é possível que não tenha afinidade com plantas, mas esses dois itens (luz e planta) podem dar toques muito especiais e, muitas vezes, com baixo investimento.