7 dúvidas frequentes sobre compra de imóveis
Março 16, 2023Selecionamos algumas perguntas comuns no cotidiano do mercado imobiliário, que podem ser as suas também.
1. Comprar sem corretor, oferece muito risco?
Apesar de algumas pessoas acharem que é simples fazer um trâmite imobiliário, realizar a compra (ou venda) de um imóvel sem o acompanhamento de um profissional capacitado, possui riscos sim. Há uma série de conferências que o corretor precisa fazer antes de efetivar uma venda. Imagina você comprar um imóvel com dívidas, ou então comprometido em alguma ação judicial. Acredite, o processo não é tão simples como parece e a “economia” referente ao valor dos honorários, pode causar um grande prejuízo.
2. Além do valor do imóvel, quais outros valores devo pagar?
ITBI (imposto municipal);
Escritura Pública;
Registro de Imóveis.
*Confira regras e valores aproximados com os nossos corretores.
*Confira a possibilidade de desconto no Registro de Imóveis, caso você esteja comprando o seu primeiro imóvel.
3. Vale a pena comprar um imóvel em tempos de crise?
Recentemente fizemos uma postagem sobre este tema. Mas a resposta é sim, ainda mais se tratando de Florianópolis.
Resumidamente falando, Florianópolis tem estado entre as cidades com maior valorização imobiliária do Brasil nos últimos anos, pois é uma cidade com excelente qualidade de vida, conceituadas universidades, forte mercado de trabalho, belíssimos locais e praias para visitar, principalmente em temporada, e vários outros pontos.
E este cenário não tende a mudar, então aproveite!
4. É melhor comprar um imóvel pronto ou na planta?
Depende muito das suas necessidades e interesses.
Um imóvel na planta normalmente possui flexibilidade no pagamento, pois ele ainda está em obras, tendência de valorização, você será a primeira pessoa a utilizá-lo, entre outros.
Um imóvel pronto você recebe imediatamente para utilizá-lo, caso essa seja a sua necessidade, seja para iniciar a moradia, fazer reformas e reparos, ou já colocá-lo para alugar, em caso de investimento.
5. Qual a diferença entre Contrato de Compra e Venda e Escritura definitiva?
O Contrato de Compra e Venda é um documento que formaliza a compra/venda do imóvel, no qual são informadas as partes do negócio, as formas de pagamento, prazos e demais cláusulas e acordos.
A Escritura é o documento que transmite o imóvel, de forma integral, ao comprador, após o cumprimento das cláusulas contratuais, normalmente após a sua quitação.
6. Como saber se o valor do imóvel não está acima do valor de mercado?
Esta análise você deve solicitar ao seu corretor de imóveis.
Ele possui um panorama atual do mercado e deverá apresentá-lo, para que você se sinta seguro em relação ao valor no momento da compra.
7. Posso comprar/vender um imóvel que está financiado por um banco?
Sim, este é um procedimento comum.
Há um procedimento com o banco, de quitação, baixa de hipoteca e etc que o corretor irá auxiliar. E esses detalhes deverão constar no Contrato de Compra e Venda, mas isto é totalmente possível e natural para um corretor de imóveis.
Caso a sua dúvida não esteja neste artigo, faça contato com os nossos corretores para esclarecê-la! (48) 99904.5778.