4 benefícios de uma casa sustentável

4 benefícios de uma casa sustentável

Março 13, 2023 Não Por Ryan Maldonado MKT Nápoles Imóveis

Com o expressivo impacto ambiental que o planeta vem sofrendo, principalmente nas últimas décadas, a sustentabilidade tem sido um tema bastante discutido e executado, para minimizar alguns desses impactos, inclusive nas residências.

Há maneiras de tornar até uma obra/construção sustentável, mas neste post abordaremos itens e benefícios partindo de um imóvel pronto, construído com materiais convencionais de uma obra.

Assim, mencionamos 4 benefícios ao transformarmos as nossas casas (e um pouco do nosso estilo de vida) sustentável:

1. Economia

Existem alternativas que, além do meio ambiente, impactam em nossos bolsos, como o exemplo dos painéis de energia solar (a médio ou longo prazo), reuso de água da chuva, entre outras alternativas.

2. Qualidade de vida

A nossa qualidade de vida é influenciada por muitos aspectos, como a alimentação, o estilo de vida, o nosso emocional, a atividade física, o financeiro e vários outros. Comentamos anteriormente sobre pontos para a economia financeira, mas há, por exemplo, o emocional, que também é influenciado ao termos contato com a natureza, através de árvores, plantas, hortas, que podem ter o lixo orgânico transformado em adubo, ou reuso da água da chuva como irrigação. E, em caso de hortas, a nossa alimentação pode ser impactada por ingerirmos frutas, verduras ou legumes sem agrotóxicos. Enfim, citamos alguns pequenos atos que influenciam diretamente em nossas vidas e nosso dia a dia, mas as opções e ideias são diversas.

3. Consciência ambiental

Para quem tem consciência ambiental e quer ajudar a diminuir os impactos com a finalidade de ajudar o meio ambiente (além da economia e qualidade de vida), esses pontos que mencionamos anteriormente, como o reuso de água, reaproveitamento de lixo orgânico e etc, são muito importantes. Muitas vezes achamos que iniciativas isoladas não influenciam no meio ambiente, mas estamos enganados. Vários pequenos atos formam uma grande causa.

4. Diminuição de lixo

Você já parou para analisar a quantidade de lixo produzimos diariamente? Pequenas medidas como a separação de lixo orgânico do seco, reutilização do lixo orgânico na compostagem de plantas e hortas, utilização de sacolas de tecido nas compras do supermercados e feiras, e várias outras, interferem diretamente na produção de resíduos.

As ideias e iniciativas são muitas, e várias não estão neste post. A nossa intenção aqui é de criar (ou cultivar) uma pequena “semente” sobre o assunto e fazer com que você pense em medidas que tenham impactos positivos no meio ambiente, e influenciem de forma benéfica na sua vida pessoal, seja através do financeiro e da sua vida emocional.

Pense nisso!