Você quer reformar o imóvel, mas é alugado?

Você quer reformar o imóvel, mas é alugado?

Janeiro 13, 2023 Não Por Ryan Maldonado MKT Nápoles Imóveis

Nossa moradia é o lugar para relaxarmos após um longo dia de trabalho, é onde nos sentimos bem e curtimos momentos com a família, amigos ou mesmo sozinho.

E para que isso aconteça, nada melhor do que ela esteja do jeito que gostamos, que nos sentimos bem, com a “nossa cara”.

Mas e se o imóvel é alugado? Como fazer investimentos em um imóvel que não é seu?

Investimentos de altos valores, como mudança de piso, alteração de portas, janelas ou paredes, entre outros, muitas vezes não são aceitos pelos proprietários dos imóveis como abatimento no aluguel.

E vale reforçar que, mesmo que o proprietário aceite que o investimento seja abatido do aluguel, ou se você decide arcar com o valor, alterações de estruturas devem ser acompanhadas por um engenheiro civil e, se for em condomínio, deve ser consultadas as suas regras.

Mas voltando ao nosso tema, é possível fazer pequenas obras e alterações, com baixos investimentos, como decoração do imóvel. Assim, na devolução do imóvel, você pode retornar da forma que estava antes e, o que for possível, retirar e levar para a sua nova residência.

Dessa forma, listamos algumas dicas:

  1. Pintura: uma alteração sem ônus à estrutura do imóvel, com investimento acessível e possível de “desfazer” para a entrega do imóvel.
  2. Quadros e prateleiras (para objetos leves): furos nas paredes podem fazer com que você tenha que fechá-los posteriormente, o que não é possível quando se trata de furos em azulejos ou pedras, por exemplo. Além disso, há possibilidade de furar algum cano de água, por não conhecer o seu projeto hidráulico. Uma solução rápida e barata é fixar com fitas (dupla face). Posteriormente, basta removê-las das paredes, sem investimentos extras.
  3. Iluminação: luzes fazem muita diferença em um ambiente. Efeitos na parede, luzes intermediárias, coloridas… As opções são muitas e você pode retirá-las no final do contrato. Luminárias de teto, de pé (no chão), em tomadas elétricas, abajures, varais de lâmpadas, e muitas outras opções são possíveis para tornar a sua casa mais agradável.
  4. Revestimentos em adesivo: em cozinhas e banheiros, é possível utilizar adesivos decorativos, com cores, imagens ou imitações de pastilhas, por exemplo. As opções no mercado são muitas e a criatividade é sua!
  5. Móveis: móveis criativos, em determinados locais, de tamanhos corretos, funcionais, coloridos ou amadeirados, as vezes que servem até para dividir cômodos. As opções também são muitas e podem ser de baixo custo. Basta planejamento e criatividade. Lembrando que lojas de móveis usados podem baratear o investimento.

Listamos cinco, mas as alternativas são diversas!

O que achou das dicas?