Portões automatizados nos condomínios
Maio 30, 2022Atualmente poucos são os portões de garagens em condomínios que não são automatizados. Esse tornou-se um item importante e praticamente necessário para o conforto e segurança dos moradores.
Mas quais são os seus benefícios?
Conforto: o morador não precisa sair do automóvel para abri-lo ou fechá-lo;
Agilidade: o morador pode entrar ou sair do condomínio rapidamente, já que pode controlar o portão através do controle;
Segurança: um dos benefícios mais importantes, o morador não precisa sair do automóvel, diminuindo o risco de assalto, além de fechar rapidamente e evitar que alguém entre no condomínio enquanto fecha o portão.
E quais são os tipos de portões que podem ser colocados no condomínio? Há diversos, mas vamos citar os dois principais e mais utilizados:
Basculante: o portão abre para cima, com eixo superior na horizontal. É mais adequado para condomínios com pouca opção de espaço, já que o portão apenas sobe, não ocupando nenhum outro espaço lateral;
Deslizante: o portão desliza para a lateral. Este é o tipo que normalmente dá menos problemas, por apenas “deslizar” e não precisar trabalhar com o seu peso para cima.
Lembrando sobre a importância da manutenção periódica em ambos os modelos, pois um problema no portão pode ocasionar situações desagradáveis aos moradores, como atrasos, e até ao condomínio em geral, em relação à segurança. Por isso é adequado ter uma empresa especializada que cuide sempre da sua manutenção.
É muito importante, também, criar regras em relação ao extravio de controles pelos moradores, pois a sua perda pode deixar o condomínio vulnerável a roubos.
E no seu condomínio, o portão da garagem é automatizado? Se não, leve o assunto para a assembleia de condomínio, para que seja discutido e orçado.