Horta nos condomínios

Horta nos condomínios

Abril 18, 2022 Não Por Ryan Maldonado MKT Nápoles Imóveis

Em tempos de alta inflação, grande quantidade de agrotóxicos nos alimentos e baixa socialização entre as pessoas por conta do isolamento social, que tal realizar uma prática que pode contribuir ao menos um pouquinho com esses pontos?

Práticas como fazer uma horta em seu condomínio, podem contribuir com a socialização entre os moradores, já que precisa-se estipular o que será plantado, quem e como será colhido, além de trabalhar o senso de coletividade para utilizar apenas o que for necessário e deixar o restante para os demais.

Plantar temperos, verduras, legumes, hortaliças e até árvores frutíferas no condomínio (dependendo do tamanho do condomínio, espaço disponível, disposição para organização e senso de coletividade), além da qualidade dos alimentos sem agrotóxicos e melhor sabor, pode haver, mesmo que minimamente, uma economia no bolso dos moradores, principalmente em épocas de alta inflação como a que estamos vivendo atualmente.

Além de tudo, muitos terapeutas falam que o contato com a natureza e o “mexer com terra” faz bem para a nossa saúde mental, contribuindo um pouco como uma terapia ao ar livre, diminuindo até a impaciência e ansiedade (problemas que aumentaram em torno de 25% no mundo durante a pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde).

E o melhor. Com alguns tijolos para fazer canteiros, ou até mesmo vasos, um pouco de terra e adubos (que inclusive podem ser utilizados dos resíduos orgânicos dos próprios moradores), algumas sementes e “mão na massa”, a horta do condomínio pode ser feita!

Que tal fazer isso no seu condomínio? Converse com o seu síndico e proponha na assembleia de condomínio!