Comprar imóvel na planta – Vantagens

Comprar imóvel na planta – Vantagens

Abril 30, 2021 Não Por Rodrigo Gonçalves

Está em dúvida entre comprar imóvel pronto ou na planta? Preparamos um material falando sobre o assunto, para facilitar a sua tomada de decisão.

Começo essa publicação com algo que parece clichê, mas é a realidade para muitos: A aquisição do imóvel próprio é o grande sonho de maioria das pessoas. Constituir a sua família, oferecer conforto a eles — e a si próprio —, em uma região interessante aos seus interesses (qualidade de vida, profissionais, entre tantos outros), é o desejo de qualquer pessoa.

Melhor ainda quando se consegue essas realizações, não precisando “investir” o seu dinheiro em um aluguel. Mas essa possibilidade se torna, muitas vezes, dificultosa para diversas pessoas quando se trata de aquisição de um imóvel pronto, devido, principalmente, aos altos valores de entrada que o comprador precisa dispor naquele momento.

Vou falar das principais vantagens da aquisição de imóveis na planta, mas já adianto que a flexibilidade de pagamento é um dos maiores facilitadores.

Condições especiais de lançamento

Em um lançamento imobiliário, de imóveis na planta, a construtora na maioria das vezes oferece facilitadores e atrativos para que seu projeto seja sucesso de vendas desde o primeiro momento. Obviamente que nenhuma construtora gostaria que o seu “produto” não seja desejável e vendável desde o primeiro instante.

Esse sucesso, consequentemente, desperta um senso de urgência nas pessoas que desejam adquirir aquele imóvel, mas que ainda estão analisando o mercado e as condições, já que aquele empreendimento está com descontos e/ou condições de pagamento especiais e a sua velocidade de vendas está alta. Ou seja, ou compra agora ou corre o risco de não conseguir comprar, ou não no andar ou posição que mais deseja.

Dica: peça o máximo de informações ao corretor sobre aquele empreendimento que lhe interessa, antes do lançamento. Esteja próximo e alinhado com ele. Assim você inicia o possível processo de aquisição com mais informações do que os demais e gasta menos tempo de decisão, aproveitando as melhores condições e/ou andar e posição de sua preferência.

Flexibilidade no pagamento

Na aquisição de um imóvel pronto, você deverá pagar o valor de entrada de uma única vez, na assinatura do contrato de compra e venda ou de financiamento bancário. Isso acontece por alguns motivos, como por exemplo: o imóvel que você está adquirindo irá ser registrado em seu nome, no Registro de Imóveis, e o proprietário não possuirá a garantia de que você irá pagar corretamente uma entrada parcelada, além de não poder reinvestir o valor recebido em outro imóvel/aplicação/etc.

Na aquisição de um imóvel na planta, normalmente a construtora facilita o pagamento que seria do valor de entrada, pedindo um percentual inicial baixo (para pagamentos de comissões das imobiliárias e/ou corretores, e capitalização mínima para dar início às obras), lhe oferece um valor de pagamento mensal que encaixe no seu orçamento e programa possíveis balões/reforços/intermediárias (valores maiores programados para determinados meses, possibilitando que você utilize, por exemplo, o seu 13° salário ou o valor de um automóvel que você esteja vendendo, ou diversas situações que podem acontecer), ficando um saldo final para financiamento bancário após a conclusão da obra e liberação do Habite-se.

Preços acessíveis e valorização do imóvel

A compra de um imóvel na planta lhe proporciona ganho de capital em grande maioria das vezes (se não em todas). Isso acontece por alguns motivos.

Como comentei anteriormente, as construtoras normalmente oferecem incentivos iniciais de vendas para seus clientes, como por exemplo descontos. Ou seja, se você comprar um imóvel em um lançamento imobiliário com desconto, você já está ganhando dinheiro, porque muito provavelmente após o lançamento este desconto será extinto.

Fora isso, um imóvel na planta, além de lhe oferecer o benefício de você ser a primeira pessoa a habitá-lo, valoriza com o decorrer da obra. E isso também acontece por alguns motivos, como: as pessoas que não compraram anteriormente um imóvel naquele empreendimento, ainda desejam comprar, mas restam poucas unidades à venda.

Consequentemente os preços sobem, outro fator influenciador é a valorização da região. Se a região/bairro que aquele empreendimento está sendo lançado/construído não era muito valorizada, por não ter novas obras há bastante tempo, por não ter imóveis no padrão que está sendo construído, por não ter muita estrutura para oferecer aos seus habitantes (supermercado, farmácia, academia, etc), entre outros, ela era um tanto quanto desvalorizada.

Um lançamento imobiliário, por óbvio, leva mais pessoas para morar ou investir naquela região, fazendo com que empresas tenham interesses em abrir o seu negócio naquelas proximidades, e tudo isso faz com que o seu imóvel valorize. Esses são alguns exemplos de ganho de capital que você pode ter comprando um imóvel na planta.

Conclusão: caso você não tenha interesse em morar no imóvel que você comprou na planta e nem alugá-lo, se você vender quando receber as chaves, muito provavelmente você terá um retorno financeiro maior do que qualquer outra aplicação.

Possibilidade de personalização

Em um imóvel ainda não construído, você tem a possibilidade de solicitar à construtora algumas alterações de projeto, desde que seja interno. Não são todas as construtoras que aceitam realizar este tipo de ação, mas várias aceitam, desde que, se gerar mais custo na obra, seja englobado ao valor do imóvel. Assim, você recebe um imóvel nunca habitado, moderno e exatamente do seu gosto.

Resumindo: preço atrativo, possibilidades de descontos em lançamentos, flexibilidade no pagamento, valorização, rentabilidade, recebimento de um imóvel recém construído e nunca habitado, possibilidade de personalização, são alguns das principais vantagens de você adquirir o seu imóvel na planta.

Confira aqui os principais lançamentos que temos no nosso portfólio e já garanta o seu imóvel!

Deixe seu comentário!